Aptidão Física Relacionada à Saúde

Segundo Bouchard e cols. (1990) aptidão física é a habilidade do corpo de realizar tarefas do cotidiano sem cansaço excessivo, bem como prevenir o aparecimento de doenças e problemas relacionados ao sedentarismo. A aptidão física, quando relacionada à saúde, é composta por:


  • Capacidade Aeróbia: Capacidade do indivíduo de realizar um exercício sob predominância do metabolismo oxidativo, dependendo da eficiência do nosso corpo em captar, transportar e utilizar o oxigênio. É uma das aptidões mais importantes, devido sua influência sobre a saúde cardiorrespiratória e a independência na realização das tarefas diárias. A caminhada,a corrida, o ciclismo e o treino em circuito são bons exemplos de atividades para melhorar esta capacidade.
  • Flexibilidade: É Definida como a maior amplitude de movimento realizada por uma ou mais articulações sem a ocorrência de lesões. O desenvolvimento desta capacidade proporciona melhora na qualidade dos movimentos, postura corporal e alívio de dores musculares. Os alongamentos e os exercícios de musculação realizados com grande amplitude de movimento são boas estratégias para o desenvolvimento da flexibilidade.
  • Força Muscular: Capacidade do sistema muscular de gerar tensão para movimentar, sustentar ou ceder a uma resistência externa. Bons níveis de força ajudam a prevenir lesões, melhoram a autonomia bem como ajudam no tratamento e prevenção de diversas doenças como a osteoporose. A musculação e os exercícios funcionais são exemplos de treinos que desenvolvem a força.
  • Composição Corporal: Relaciona- se à quantidade e a proporção dos diversos componentes do corpo humano (músculos, ossos, gordura e etc.). O acumulo excessivo de gordura é prejudicial à saúde, principalmente a cardiovascula Equilibrar a relação entre o consumo e o gasto de energia através da prática de exercícios e de dieta alimentar é a chave para obtenção de uma boa composição corporal.
  • Referências:
    • Dilmar Pinto Guedes, Tácito P. Souza Junior, Alexandre C. Rocha. Treinamento Personalizado em Musculação: Phorte Editora, São Paulo, 2008.
    • Bouchard, C e cols. Exercise, fitness and health. Champaign, Illinois: Human Kinetics Books, 1990.

    –      Guedes, DP e Guedes, JERP. Atividade física, aptidão física e saúde. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, 1995, v1 n1, p 18-35.

    –      Oliveira, RR e dos Santos, MG. Componentes da aptidão física relacionada à saúde. EFDeportes.com. Revista Digital, 2012, Buenos Aires, ano 17, n 169.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>